Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Camarea hirsuta A.St.-Hil. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-07-2012

Criterio:

Avaliador: Maria Rosa Vargas Zanata

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Camarea hirsuta é um subarbusto que ocorre em ambientes de Campos Rupestres e Cerrados nos Estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. ?A espécie apresenta EOO de 652.863,2 km² e é abundante em sua área de ocorrência. Portanto, a espécie é "Menos preocupante" (LC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Camarea hirsuta A.St.-Hil.;

Família: Malpighiaceae

Sinônimos:

  • > Cryptolappa hirsuta ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Camarea hirsuta é espécie muito próxima de C. affinis, diferindo desta no hábito, pilosidade das folhas e dos ramos, tipo de inflorescências e morfologia dos samarídeos. Como em C. affinis esta espécie também apresenta flores cleistógamas na axila de folhas basais. Além disso, C. hirsuta apresenta área de distribuição menor que C. affinis, podendo ser encontradas as duas espécies nos Campos Rupestres de Minas Gerais e Goiás (Mamede, 1990).

Dados populacionais

Não há dados populacionais disponíveis para a espécie.

Distribuição

C. hirsuta se distribui nos Estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo (Mamede, 2010).

Ecologia

Subarbusto ereto de 4 a 12,5 cm de alt., pouco ramificado, ramos cilíndricos, eretos, densamente pilosos. Folhas sésseis, ovais a lanceoladas-oblongas. Flores casmógamas reunidas em umbelas sésseis e flores cleistógamas sésseis a subsésseis, localizadas na axila de folhas basais com corola ausente. Frutos do tipo samarídeo (Mamede, 1990).Conhecida popularmente por "velame-preto" (Seniciato; Cavassan, 2009).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade high
Detalhes Segundo Baitello (2001 apud Raimundo, 2006) Camarea hirsuta corre sério risco de extinção no Parque Estadual do Juquery, SP. O ambiente de Cerrado de São Paulo tem supressão da vegetação com finalidades residenciais, que não são somente produtos de atividades clandestinas, mas são também resultado de ações legais, as quais têm fragmentado e alterado a paisagem natural (Raimundo, 2006).

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade high
Detalhes Viana; Lombardi (2007) em um estudo de Campos Rupestres sobre canga na Serra da Calçada, MG, relatam que grandes extensões deste ambiente já foram completamente eliminadas por atividades mineradoras e quase a totalidade dos remanescentes pertence a empresas de mineração ou são áreas fortemente afetadas pela expansão imobiliária.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista de Espécies Ameaçadas do Brasil (MMA, 2008), anexo II.

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Lista de Espécies Ameaçadas de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Lista de Espécies Ameaçadas de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- MAMEDE, M.C.H. Revisão do gênero Camarea Saint-Hilare (Malpighiacaea). Hoehnea, v. 17, n. 1, p. 1-34, 1990.

- VIANA, P.L.; LOMBARDI, J.A. Espécie com distribuição ampla na cadeia do espinhaço em Minas Gerais mas algo vulnerável pela constante redução e perda de hábitat. Rodriguésia, v. 58, n. 1, p. 159-177, 2007.

- RAIMUNDO, S. A PAISAGEM NATURAL REMANESCENTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo em Perspectiva, v. 20, n. 2, p. 19-3, 2006.

- SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. O ensino de ecologia e os significados atribuídos ao cerrado. VIIEnpec Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 2009.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Camarea hirsuta in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Camarea hirsuta>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/07/2012 - 18:39:57